Endocrinologista em Presidente Prudente

Procurando um bom endocrinologista em Presidente Prudente? Preencha o formulário abaixo:

endocrinologista em Presidente Prudente

O endocrinologista é um médico especialista no sistema endócrino, o sistema formado pelas glândulas endócrinas. Essas glândulas são órgãos onde a principal função é produzir hormônios que irão circular na corrente sanguínea. Os hormônios são responsáveis por uma série de efeitos e consequências que afetam a saúde das pessoas.

Dessa forma os maiores campos onde um endocrinologista atua são relacionados aos problemas de obesidade de diversos tipos (incluindo obesidade mórbida), diabetes, osteopenia, osteoporose, problemas no crescimento, distúrbios na puberdade, excesso de pelos, andropausa, doenças da hipófise, da tireoide ou doenças suprarrenais.

Em relação a formação, todo endocrinologista em Presidente Prudente deve ter estudado medicina e ter pelo menos 2 anos de residência na profissão. Outra alternativa é ter no mínimo 5 anos de trabalho comprovado. Para receber o título de especialista na área de endocrinologia, o futuro endocrinologista deve prestar e ser aprovado num concurso anual.

Uma boa base de medicina ajuda o endocrinologista em Presidente Prudente a identificar com mais facilidade e precisão os problemas dos pacientes. Para conseguir fazer isso na prática, o profissional deve entender e dominar conceitos da área de bioquímica aplicados na fisiologia humana. Isso porque os problemas e doenças desencadeados pelos hormônios são em sua natureza provocados em sua maioria por anormalidades ou instabilidade de origem química.

O Que um Bom Endocrinologista em Presidente Prudente faz?

O trabalho de um endocrinologista envolve o diagnóstico e o tratamento de muitos sintomas e variações de desordens causadas pela falta ou pelo excesso de certos hormônios no corpo. Um bom endocrinologista consegue identificar não apenas os sintomas superficiais, mas sim fazer o caminho reverso e conseguir identificar o desbalanceamento hormonal bem como suas possíveis causas.

Os sintomas sentidos pelo paciente geralmente são a ponta final de múltiplas reações consecutivas e situações de desbalanceamento hormonal causadas no corpo. Um bom endocrinologista em Presidente Prudente deve ser capaz de enxergar as possíveis consequências intermediárias e através dessas chegar a origem do problema.

Sabendo da origem do problema, e dependendo da situação pode haver mais de 1 origem, o endocrinologista traça um plano para tratar o paciente. O plano pode ir de pequenas mudanças no dia a dia da pessoa até cenários complexos onde exigem uma série de exames de laboratório pra avaliar com maior precisão para não errar no tratamento.

Um detalhe interessante: diversos problemas tratados pelo endocrinologista podem ser diagnosticados através de testes onde ocorre a estimulação ou a inibição de algum órgão. Uma injeção por exemplo pode ajudar a estimular reações específicas no corpo e então uma amostra de sangue é coletada pra exames de laboratórios mais precisos onde podem revelar mudanças ou falhas hormonais.

Endocrinologista Pediátrico em Presidente Prudente

A área de endocrinologia pediátrica se trata do ramo de atuação do endocrinologista pediatra. A faixa etária dos pacientes para esse profissional abrange desde o nascimento da criança até o início da fase adulta. Mas isso não significa que todo endocrinologista infantil irá atender a qualquer pessoa dentro dessa faixa etária, e isso porque a especialização do médico pode ser bem específica pra uma subfaixa (só até crianças de 6 anos, por exemplo).

Como os hormônios são fundamentais no desenvolvimento e crescimento natural das crianças, o endocrinologista pediátrico pode ser um médico bem importante durante essa etapa da vida pois ele é a pessoa certa capaz de verificar se tudo está indo de acordo o funcionamento natural do corpo e identificar rapidamente possíveis problemas hormonais sem afetar negativamente o futuro da criança.

Esse período desde o nascimento até a fase adulta é onde ocorre a maior quantidade de transformações e reações hormonais na vida de um ser humano. De acordo com um endocrinologista em Presidente Prudente, os 2 exemplos mais populares disso são o crescimento em altura da criança que ocorre antes da adolescência e também a próxima etapa (a fase da puberdade).

No período inicial de desenvolvimento do bebê, o endocrinologista infantil examina a criança tendo como objetivo ver se ela não sofre das principais doenças hormonais que afetam os bebês, tais como hipotireoidismo congênito, crescimento deficiente, hipoglicemia, diabetes e hiperplasia adrenal.

Após o período de bebê mas ainda antes da adolescência, os pais devem prestar atenção na altura da criança ao longo do tempo. Isso porque se o crescimento estiver inadequado se comparado a média populacional, esse pode ser um sinal da criança estar com uma anormalidade hormonal. O melhor a se fazer é levar a criança num endocrinologista pediátrico enquanto ela ainda não atingiu a adolescência. Assim a criança poderá ter mais chance de ter o seu problema corrigido há tempo.

Já na adolescência ocorre diversas transformações hormonais tanto nas meninas quanto nos meninos. O problema do crescimento mencionado anteriormente continua valendo nessa etapa, pois o normal é a pessoa crescer até a fase adulta. Mas fora isso, ainda há alguns problemas que podem aparecer sendo um dos principais o sobrepeso. É muito comum o endocrinologista em Presidente Prudente ao tratar uma criança obesa conhecer o histórico de obesidade e de diabetes da família, além é claro dos hábitos alimentares, geralmente passados dentro de casa.

Já se aproximando da fase adulta, se a questão da obesidade ainda não foi resolvida, é importante procurar um endocrinologista e tratar disso o quanto antes. Infelizmente de uns tempos pra cá vem acontecendo um aumento no número de pessoas afetadas pela diabetes tipo 2. Essa doença geralmente acaba aparecendo na fase adulta, porém o passado hormonal e alimentar da pessoa contribui pro surgimento da diabetes. O quanto antes isso for resolvido, melhor será pro futuro da pessoa.

Endocrinologista Esportivo em Presidente Prudente

Um endocrinologista esportivo possui a especialização da endocrinologia voltada para a prática esportiva. Seu conhecimento é melhor aproveitado pro atleta ou praticante do esporte se o endocrinologista trabalhar junto com um nutricionista esportivo e um preparador físico. Isso porque o cada especialista agrega diferentes valores e pontos de vista pro atleta, resultando num maior potencial e desempenho para ele.

Mas independente de trabalhar junto a outros profissionais, todo endocrinologista esportivo em Presidente Prudente deve possuir conhecimentos de nutrição voltada pro esporte, fisiologia para atividades físicas mais exigentes e também deve estar preparado pra diferenciar alguns pontos chaves em relação ao condicionamento dos atletas.

Sendo assim, profissionais da área de saúde voltados pra população em geral não são adequados para atenderem o público mais esportivo. E quanto mais o atleta deseja se desenvolver e melhorar sua capacidade física e o seu desempenho no seu esporte, maior é a importância de ter um endocrinologista esportivo com uma certa experiência prática e um bom histórico de outros atletas do mesmo esporte como seus pacientes.

Na consulta a um endocrinologista esportivo, o médico após entender o contexto atlético do paciente faz as associações dos hormônios e do metabolismo com o grau de exigência física utilizado ou requerido pelo paciente ao longo do seu treino. É importante ressaltar o seguinte: não adianta marcar uma consulta num endocrinologista em Presidente Prudente bem em cima da data de uma prova importante, pois o treino alinhado com a estratégia hormonal correta faz toda a diferença no futuro desempenho do atleta em sua prova.

Endocrinologista Especialista em Emagrecimento

O número de pessoas preocupadas com o peso vem aumentando a cada ano. Muitas pessoas hoje em dia querem uma solução rápida a fim de resolver o sobrepeso, mas a realidade do corpo não é tão eficaz e muito menos simples. Muita gente ainda desconhece o papel fundamental dos hormônios quando se trata de regular o peso corporal sob controle.

Sendo o endocrinologista um médico especialista quando o assunto trata de hormônios, a maioria desses profissionais tem uma noção geral do que pode atrapalhar e ajudar na hora de emagrecer. Porém, o endocrinologista pode se especializar somente na área de emagrecimento e então aprofundar seus conhecimentos pra resolver situações incomuns ou um pouco mais complicadas.

Um endocrinologista não substitui um nutricionista, e nem o contrário. Esses profissionais lidam com problemas diferentes, mesmo quando o objetivo final seja o emagrecimento. Por exemplo, algumas problemas são causados por disfunções hormonais, facilitando o ganho de peso, e nesses casos o endocrinologista é o profissional mais recomendado porque a raiz do problema é hormonal.

Como os hormônios afetam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e também a reprodução, o problema de emagrecer pode aparecer em diversas etapas da vida, desde pequeno até o final da fase adulta. Isso porque o ganho de peso pode estar diretamente relacionado nessas etapas. E além de tudo isso, na fase adulta é comum pessoas estressadas procurarem por um endocrinologista especialista em emagrecimento, porque o estresse também pode gerar alterações hormonais e resultar em problemas de peso.

Endocrinologista em Presidente Prudente Especialista em Diabetes

A diabetes é a doença apresentada pelo aumento do nível da glicose no sangue. As causas costumam ser irregularidades hormonais e um exemplo comum disso é quando o pâncreas tem algum problema na capacidade de produzir insulina. A insulina é um hormônio que ajuda as células a obterem glicose de modo que elas possam obter energia e utilizar em tarefas celulares. Quando as células não conseguem obter a glicose devido a algum problema relativo a insulina, a glicose fica no sangue e isso pode gerar diversos problemas no organismo da pessoa.

Em geral, o endocrinologista em Presidente Prudente cujos pacientes tem diabetes reportam que a maioria dos seus pacientes possuem diabetes tipo 1 ou tipo 2. A do tipo 1 ocorre quando as células beta do pâncreas são destruídas por anticorpos e isso vai resultando aos poucos na incapacidade do corpo de gerar insulina. Os sintomas comuns são fome em excesso, fraqueza, sensação de estar sempre cansado e sede. O diagnóstico da diabetes tipo 1 costuma ocorrer em crianças e adolescentes.

Na diabetes tipo 2 a insulina chega a ser produzida pelas células beta do pâncreas, mas a insulina não chega a ter o efeito desejado. Essa situação é conhecida como resistência insulínica. E na falta do efeito, o pâncreas eleva a produção desse hormônio para regular o nível de glicose no sangue. E a doença surge justamente quando essa regulação não funciona mais de forma natural.

Há correlações com o tipo 2 e a obesidade em diversas idades. Antigamente era raro ver casos em jovens, mas hoje em dia o número de jovens e até crianças com diabetes está subindo de maneira alarmante. Os sintomas mais comuns são aumento de apetite, visão turva, sentir muito sede ou fome, e feridas que não cicatrizam. Como muitas pessoas acabam procurando um endocrinologista para emagrecer, o diagnóstico para a diabetes tipo 2 pode acabar acontecendo nessas consultas.

Seja para você ou para seus filhos, em caso de dúvida ou suspeita de problemas de sobrepeso ou qualquer outro problema de origem hormonal, é sempre recomendado se consulta com um bom endocrinologista em Presidente Prudente para tirar as dúvidas, resolver os problemas e garantir uma vida mais saudável.

Marque já sua consulta com um endocrinologista.